Dicas

 

Muitos detalhes precisam ser observados na hora de construir uma casa. São tantos itens… pintura, acabamentos, pisos, revestimentos, instalações elétricas, hidráulicas, esquadrias, janelas, portas, paredes… ufa!

Elétrica

Instalações elétricas bem conservadas e bem planejadas são fundamentais para garantir a segurança de uma casa e o bem-estar de seus moradores. Pensando nisso, listamos algumas dicas para deixar a parte elétrica de sua residência sempre na mais perfeita ordem. Confira as informações que reunimos para te ajudar e evite problemas elétricos no seu lar!

1. Contrate um bom eletricista

Para começo de conversa, contrate um eletricista experiente, pois assim você se assegura de que os procedimentos e instalações serão feitos da maneira correta. O bom profissional garante segurança desde a utilização dos equipamentos até um simples acender de lâmpada. Além de contar com um eletricista de confiança, escolha materiais de qualidade.

2. Cuidado com a escassez de tomadas e excesso de fios

Muitas vezes, após as instalações completas, o morador se depara com problemas como a escassez de tomadas e o excesso de fios espalhados pelo chão. Evite esse tipo de situação, pois a ausência de tomadas pode te atrapalhar na hora de ligar os aparelhos. Já a fiação no chão é perigosa, pode causar choques e acidentes domésticos, além de atrapalhar a locomoção dos moradores. Como se não bastasse, os fios sobressalentes atrapalham – e muito – a estética do ambiente.

3. Evite o uso de benjamim e extensão

Especialistas não recomendam a utilização de  benjamim, o popular “T”. Por ser um objeto condutor de energia elétrica e ser constituído por componentes plásticos, há o risco do benjamim derreter. Sendo assim, use apenas em último caso. Evite também o uso de extensões, visto que esses objetos costumam ser frágeis e possuem fios longos e finos que podem acabar rompendo, causando acidentes domésticos. Vale lembrar, ainda, que a ocorrência de tropeços em extensões é muito frequente. Tome cuidado!

4. Procure se adequar ao novo padrão

Caso sua residência conte com tomadas antigas e você possua equipamentos novos com plugues de três pinos, contrate um eletricista para instalar novas tomadas. Se você preferir uma intervenção mais básica, compre os famosos filtros de linha para fazer a adaptação.

5. Preocupe-se com a  estética do ambiente

O excesso de fios espalhados pode comprometer a beleza do espaço. Uma boa pedida para evitar esse problema é enrolar a fiação e prendê-la com fitas abraçadeiras. Vale destacar que essas fitas são encontradas com facilidade em lojas especializadas em material elétrico ou até mesmo em casas de construção. Outra excelente opção para esconder os fios é usar canaletas fixas na parede.

6. Use filtros de linha para plugar vários aparelhos

Se você pretende ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, use os filtros de linha, também conhecidos como réguas. Com esses equipamentos, você consegue conectar até quatro aparelhos em uma mesma tomada, de maneira prática e segura. Cumpre ressaltar que o fusível do filtro de linha evita que descargas elétricas danifiquem os seus eletrodomésticos.

Dicas extras:

  • Eletricidade é algo que requer muitos cuidados, portanto, nada de tentar resolver problemas elétricos sozinho;

  • Nunca deixe os fios em locais muito baixos: ao limpar a casa, você pode acabar molhando a fiação;

  • Está super em alta usar os fios de forma integrada à decoração. Uma boa dica é usar a criatividade para fazer desenhos com a fiação.

Hidráulica

Qualquer pessoa é capaz de ficar um pouco perdida durante o acompanhamento de uma obra. Um dos fatores que estão na lista das necessidades básicas para qualquer residência é o quesito hidráulico. Para te ajudar a planejar e escolher os melhores equipamentos para a área, selecionamos 6 dicas às quais você deve se atentar durante a construção da sua nova casa. Confira!

1. Invista em uma tubulação resistente

Assim como as veias conduzem o sangue no corpo humano, a tubulação direciona toda a água de uma residência. Este item merece a maior atenção possível, pois é o coração da instalação hidráulica da sua casa.

Ao comprar as peças, procure uma marca com procedência e reconhecimento no mercado. Este é um item com o qual não vale a pena economizar, já que o prejuízo com infiltrações e vazamentos será muito maior do que a diferença que você irá pagar agora.

O profissional responsável pela instalação também deve ter competência e recomendações. Com este cuidado, você já garante que boa parte da hidráulica da casa esteja resolvida.

2. Escolha as torneiras certas

A escolha das torneiras dos banheiros, cozinha e área de serviço é um item importante para não ter dor de cabeça no futuro. Optar por modelos mais baratos mas com durabilidade e estabilidade menores talvez não compense.

Uma boa torneira deve fechar com facilidade, ser resistente à pressão e ter o fluxo de água adequado para cada função. Investir um pouco mais neste dispositivo reduz a probabilidade de vazamentos e trocas prematuras após a conclusão da obra.

3. Sifão ou flexível de metal?

Toda torneira precisa de um sifão ou flexível de metal para escoar a água. Qualquer um destes itens atende aos requisitos para uma boa instalação hidráulica, desde que sejam de qualidade.

Existem no mercado opções baratas de sifões de plástico inferiores, por exemplo, mas que se quebram com facilidade e provocam vazamentos e trabalho para o dono da casa. Por isso, não custa nada perder um tempinho agora, no momento da construção, e escolher itens de material resistente e duradouro.

4. Economize nas caixas de descarga

Apesar de não ser mais comum nas construções novas, é importante lembrar que válvulas de descargas fixas nas paredes dos banheiros podem ser as grandes vilãs da conta de água.

Assim, você deve optar por caixas de descargas, instaladas logo acima do vaso sanitário. Com elas, o controle da quantidade de água é maior, pois fica limitado ao volume armazenado na própria caixa.

5. Observe o caimento do piso

Nos ambientes onde houver a instalação de ralos, como banheiros e áreas externas, o piso deve ter um leve caimento, de forma que direcione o fluxo da água para o ralo.

Isso evita o acúmulo de água nestes locais, prevenindo infiltrações no solo que, com o tempo, podem levar a rachaduras e comprometer a estrutura de toda a construção. Além disso, investir no caimento do piso facilita a vida de quem irá fazer a limpeza da casa no dia a dia.

6. Solicite uma vistoria sanitária

Quando estiver com as instalações hidráulicas da sua construção quase finalizadas, requisite uma visita da empresa responsável pelo fornecimento de água no local para uma vistoria geral.

Peça que verifiquem a existência ou não de vazamentos na rede externa próxima à sua casa, solicitando também que confiram a pressão e o fluxo da água e o funcionamento adequado dos registros.

Assim, se eles detectaram alguma inconsistência nas instalações, ainda estará em tempo de sanar o problema, sem comprometer o prazo de entrega da obra.

Com estas dicas em mãos, você pode até ter mais trabalho ao realizar as instalações hidráulicas, mas com certeza irá evitar muita dor de cabeça no futuro! Por isso, abra o olho na hora de definir estes equipamentos e sua implementação na sua nova casa. Ocupe-se agora para ficar tranquilo mais tarde!

Fonte:www.blog.tendtudo.com.br